Linuxlove

👑 Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem 🌹

Segundo São Luiz Maria Grignion de Montfort

Introdução

Que você já conhece Nossa Senhora isso eu não posso duvidar, já que há tantos titulos que são carinhosamente atribuidos a Ela, por exemplo, Nossa Senhora Aparecida, de Fátima, La Salette, do Carmo, entre outros.

Mas venho expor uma verdade, Nossa Senhora não é conhecida o suficiente e por esse motivo Nosso Senhor Jesus Cristo não é Louvado, Adorado e Respeitado como deve ser. Pois como afirmar São Luiz em seu livro do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, nos mostrar que “[…] Maria Santíssima tem sido, até aqui, desconhecida , e que é esta uma das razões por que Jesus Cristo não é conhecido como deve ser.”, e afimar mais uma coisa “Quando, portanto, e é certo, o conhecimento e o reino de Jesus Cristo tomarem o mundo, será uma conseqüência necessária do conhecimento e do reino da Santíssima Virgem Maria. Ela o deu ao mundo a primeira vez, e também, da segunda, o fará resplandecer.

Voltando ao primeiro parágrafo, São Luiz nos mostra todo o alicece de sua maior obra, dizendo Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por Ela que Ele deve reinar no mundo., por esse motivo nos deixemo ser tranformado pelas mão maternas de nossa Bela Mãe, e que sendo agraciados com suas bençãos podemos chegar mais perto de nosso Senhor Jesus Cristo.

O que é a consagração a Nossa Senhora

Por ser Maria aquela que mais se conformou a Cristo, a perfeita consagração a Ele só se dá por meio da consagração à Santíssima Virgem. Esta devoção, de acordo com São Luís, “consiste em se dar a si mesmo a Maria, inteiramente, a fim de que pertençamos inteiramente a Jesus por meio dela.” Pois Nossa Senhora é “o caminho mais seguro, fácil, curto e perfeito de se abordar Jesus.”

Nesse método de consagração, também conhecido como “escravidão de amor a Nossa Senhora“, entregamos completamente a Maria tudo o que somos e temos, confiando inteiramente em Suas mãos santas. Assim, “entreguemos a Jesus e a Maria todos os nossos pensamentos, palavras, ações e sofrimentos, em todos os momentos de nossas vidas, sem exceção. Assim, pois, seja lá o que fizermos, estejamos nós acordados ou dormindo, a comer ou a beber; façamos nós trabalhos importantes ou desimportantes, há de ser sempre verdade que tudo é feito por Jesus e Maria (…) ao menos que explicitamente nos recusemos a dá-las.”

Desse modo, tal entrega nos permite pertencer de maneira mais perfeita a Jesus, a fim de crescer cada vez mais na graça divina e alcançar a perfeita união com Cristo. Sem dúvida, a consagração não dispensa os nossos esforços para vencer as tentações e corresponder à vontade de Deus; no entanto, é um caminho mais fácil e seguro para chegarmos à plena união com Cristo.

Quem foi São Luiz

São Luís Maria Grignion de Montfort nasceu em 31 de janeiro de 1673 em Montfort-sur-Meu, na Bretanha, França. Sendo sua família católica, cresceu em um ambiente de muita fé e, desde cedo, ajudava os pobres e doentes de sua comunidade e demonstrava grande devoção à Virgem Maria.

Após a sua ordenação, em 1700, São Luís Maria dedicou sua vida ao apostolado e à pregação missionária em diferentes regiões da França. Ele tinha uma profunda espiritualidade mariana e buscava incentivar as pessoas a crescerem em devoção a Nossa Senhora e a Jesus Cristo.

Sendo assim, em 1712, ele fundou a Companhia de Maria, também conhecida como Montfortianos, a fim de promover a devoção mariana e a evangelização. A congregação cresceu e se espalhou por diversas partes do mundo. Nesse mesmo ano, o santo também escreveu sua obra mais conhecida, o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, no qual ele apresenta o método de consagração total a Nossa Senhora.

Por fim, São Luís Maria faleceu em 28 de abril de 1716 e foi canonizado em 1947, sendo reconhecido como um exemplo de fervorosa devoção mariana e dedicação ao serviço de Deus e da Igreja.

Por que me consagrar

O primeiro dos motivos está no fato de que por esta consagração estamos nos dando completamente a Deus por intermédio de Maria, ou seja, é a forma perfeitíssima de nos unirmos, sem reservas, a Deus. Depois disso, por essa devoção nós obteremos auxílios muito úteis para imitar a Cristo mais perfeitamente ao passo que nos concede muitas graças e bençãos pela intercessão de Maria.

Nos tornando escravos de Maria, por esta devoção nos fazemos livres em Deus, confiando tudo a Ele e à Maria. É uma devoção especial para os Últimos Dias, como afirma São Luís, para o combate final, pois pela consagração a Maria o fiel obtém uma força e uma sabedoria que não provém de si, mas do próprio Deus em Maria. Muitos são os santos que se usaram deste método em sua vida espiritual, o que comprova a profundidade e seriedade deste Tratado.

A fim de ilustrar com as Escrituras a verdade desta devoção, São Luis cita a passagem de Esaú e Jacó e da grande valia de Rebeca, mãe de ambos, como figura de Nossa Senhora. (Gn 27). Esaú é figura dos pecadores, que confiam na sua própria força e habilidade, nada fazendo pela sua mãe, mais preocupados com as bebedeiras e farras. Já Jacó é figura do próprio Jesus Cristo e das almas que este deseja salvar, e eis a grande sabedoria escondida nesta história: Jacó confiava em sua mãe, e por seu auxílio, recebeu a benção de seu pai Isaac. Além disso, ele confiava e se submetia em tudo a sua mãe, imitando-lhes as virtudes e seguindo fielmente e obedientemente suas ordens. É assim que ocorre conosco, se formos fieis à nossa entrega a Jesus por Maria.

Alguns efeitos dessa devoção:

Passo a passo

Essa prática consiste em 33 dias preparatórios que antecedem o ato de consagração. É de costume que o dia escolhido para a Consagração seja uma data mariana. Esses 33 dias são divididos em 4 partes:

1. O desapego às coisas do mundo. (12 dias)

2. Primeira semana. O conhecimento de si mesmo. (7 dias)

3. Segunda semana. O conhecimento de Maria. (7 dias)

4. Terceira semana. O conhecimento de Jesus. (7 dias)

Em cada parte, há orações específicas. E ao final dessas 3 semanas, nos confessamos e, durante ou logo após a Sagrada Comunhão, recitamos o Ato de Consagração. São Luís recomenda que anualmente realizemos os mesmos passos para renovar nossas promessas.

Lembrando que o ultimo dia das três semanas deve cair em um dia em comemoração a Nossa Senhora. Exemplos: Imaculada Conceição, Fátima, Carmo, Lurdes, Aparecida, entre outros.

12 dias preliminares (empregados em desapegar-se do espírito do mundo)

Orações:

PRIMEIRA SEMANA (Empregada em adquirir o conhecimento de si mesmo)

Orações:

SEGUNDA SEMANA (Empregada em adquirir o conhecimento da Santíssima Virgem)

Orações:

TERCEIRA SEMANA (Empregada em adquirir o conhecimento de Jesus Cristo)

Orações:


Dia da Consagração

Ao final das três semanas preparatórias, após realizar um bom exame de consciência, seguido da Confissão, e participar da Santa Comunhão, você poderá recitar o ato de consagração a Jesus por meio de Maria, como escravo de amor — realizando assim a sua consagração.

Recapitulando:

Ato de Consagração a Nossa Senhora:

Ó Sabedoria Eterna e Encarnada! Ó amabilíssimo e adorável Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, Filho único do Pai Eterno e de Maria sempre Virgem!

Eu vos adoro profundamente no seio e nos esplendores do vosso Eterno Pai, durante a eternidade, e no seio de Maria vossa Mãe Santíssima, no tempo de vossa Encarnação.

Agradeço-vos terde-vos aniquilado, tomando a forma de um escravo, para me arrancardes à cruel escravidão do demônio. Eu vos louvo e glorifico por vos terdes querido submeter a Maria, vossa Santa Mãe, em todas as coisas, a fim de me tornardes por Ela vosso fiel escravo.

Mas, ai de mim, ingrato e infiel que sou! Não guardei os votos e as promessas que tão solenemente vos fiz no meu Batismo. Não cumpri com minhas obrigações, não mereço ser chamado vosso filho nem vosso escravo, e, como nada há em mim que não mereça senão vossas repulsas e vossa cólera, já não ouso por mim mesmo aproximar-me de vossa santa e augusta Majestade.

É por essa razão que recorro à intercessão de vossa Mãe Santíssima, que me deste por Medianeira junto de Vós, e é por seu intermédio que espero obter de Vós a contrição e o perdão de meus pecados, a aquisição e a conservação da Sabedoria.

Eu vos saúdo, pois, ó Maria Imaculada, Tabernáculo vivo da Divindade, onde a Sabedoria Eterna escondida quer ser adorada dos anjos e dos homens!

Eu vos saúdo, ó Rainha do céu e da terra, a cujo império está sujeito tudo o que existe abaixo de Deus!

Eu vos saúdo, ó refúgio seguro dos pecadores, cuja misericórdia jamais a ninguém faltou!

Atendei aos desejos que nutro pela Divina Sabedoria e recebei para isto os votos e ofertas que minha baixeza Vos apresenta.

Eu, (seu nome), pecador infiel, renovo e ratifico hoje, entre vossas mãos, os votos de meu Batismo.

Renuncio para sempre a Satã, suas pompas e suas obras.

E me entrego inteiramente a Jesus Cristo, a Sabedoria Encarnada, para levar minha cruz em seu seguimento, todos os dias de minha vida, e para que eu seja mais fiel do que lhe tenho sido até agora.

Eu Vos escolho hoje, ó Maria, na presença de toda a corte celeste, por minha Mãe e Mestra. Eu vos abandono e consagro, na qualidade de vosso escravo, meu corpo e minha alma, meus bens interiores e exteriores, e o valor mesmo de minhas boas ações passadas, presentes e futuras, deixando-Vos inteiro e pleno direito de dispor de mim e de tudo o que me pertence, sem exceção segundo o vosso beneplácito, para a maior glória de Deus, no tempo e na eternidade.

Recebei, ó Virgem benigna, esta pequenina oferta de minha escravidão, em honra e união à submissão que a Sabedoria Eterna se dignou manifestar à vossa Maternidade, em homenagem ao poder que Vós ambos tendes sobre este pequeno verme e miserável pecador, em ação de graças pelos privilégios com que a Santíssima Trindade Vos favoreceu.

Eu protesto querer daqui por diante, como vosso verdadeiro escravo, procurar vossa honra e obedecer-Vos em todas as coisas.

Ó Mãe admirável, apresentai-me a vosso caro Filho, na qualidade de escravo eterno, a fim de que, tendo-me resgatado por Vós, por Vós também me receba.

Ó Mãe de misericórdia, fazei-me a graça de obter de Deus a verdadeira Sabedoria, e de me colocar para isso no número daqueles a quem amais, ensinais, conduzis, nutris e protegeis como a vossos filhos e vossos escravos.

Ó Virgem fiel, tornai-me em todas as coisas um tão perfeito discípulo, imitador e escravo da Sabedora Encarnada, Jesus Cristo, vosso Filho, que eu chegue por vossa intercessão e a exemplo vosso à plenitude de sua idade na terra e de sua glória nos céus. Amém.


Referências


Escrito com ❤️ por Jhon1098